SóSamba | 15/03/2011

Rio: Pesquisa define folião

Turistas e cariocas avaliam serviços prestados durante Carnaval

São Paulo, 15 de Março de 2011 - A Riotur, em parceria com a ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) realizou pela primeira vez, uma pesquisa para definir o perfil do folião de rua. Entre os 924 entrevistados, 53% eram homens e 47% mulheres. Do total, 92% eram de moradores da Região Metropolitana do Rio e 8% de turistas nacionais e estrangeiros.

Sobre o perfil do público a pesquisa registrou que a maioria era da faixa etária de 18 a 28 anos (61%), seguida por 29 a 39 anos (23%), 40 a 50 anos (9%) e 51 a 61 anos (4%).

Entre os turistas que estiveram presentes ao carnaval de rua 92% pretendem voltar à cidade e 97% indicariam o carnaval carioca para um amigo.

No sambódromo foram realizadas 1.003 entrevistas e constatado que 70% era composto de moradores da Região Metropolitana, 18% de turistas nacionais e 12% de turistas estrangeiros.  O perfil das pessoas presentes no evento era composto por 55% de mulheres e 45% de homens. A maioria na faixa etária de 29 a 39 anos (31%), seguida por 18 a 28 anos (28%), 40 a 50 anos (24%) e 51 a 61 anos (13%). Entre os entrevistados 98% informaram que pretendem retornar ao Rio de Janeiro e 97% recomendariam a algum amigo conhecer o carnaval da cidade; 96% dos turistas presentes no evento tiveram suas expectativas superadas ou ficaram satisfeitos.

Do total de pessoas entrevistadas no sambódromo, 67% freqüentaram também os blocos de rua durante o carnaval, 15% foram aos bailes e 12% estiveram presentes ao Carnaval da Rio Branco. Em média, os turistas que estiveram presentes no Sambódromo permaneceram na cidade de 8 a 11 dias. Já os que foram entrevistados durante o carnaval de rua permaneceram, em média, 12 dias.

Em avaliação aos serviços prestados pela cidade no Carnaval de rua, o Rio de Janeiro ficou acima da média em todos os quesitos analisados pelos turistas em geral (estrangeiros + brasileiros): Diversão Noturna (9,08), Restaurantes (8,63), Segurança Pública (7,68), Transporte Urbano (7,53), Limpeza Urbana (7,19), Informação Turística (6,73), e Segurança dos blocos (6.70).

Por parte dos turistas em geral (brasileiros e estrangeiros), apenas dois serviços oferecidos no Sambódromo tiveram nota abaixo de 6,0: a variedade (alimentação), com 5,28 e os preços (alimentação), com 5,21. Os demais serviços foram avaliados desta forma: sonorização (8,07), acesso ao setor (7,74), sinalização interna (7,60), atendimento/alimentação (7,40), limpeza do setor (7,0), qualidade/alimentação (6,57), conforto das acomodações (6,57), limpeza dos banheiros (6,54), quantidade de banheiros (6,29).

 
Últimas notícias de Mercado
25/09/2013 | PEC da Música é aprovada
27/05/2013 | Petrobras premia a Cultura
26/02/2013 | Ganhos em Salvador e em SP
24/06/2011 | CurtaDoc vai ao ar nesta 6ªF
10/05/2011 | Rio lança editais culturais
Últimas notícias de De Olho no Mercado
25/09/2013 | PEC da Música é aprovada
27/05/2013 | Petrobras premia a Cultura
26/02/2013 | Ganhos em Salvador e em SP
02/09/2011 | Oi Música parte para iPhone
24/06/2011 | CurtaDoc vai ao ar nesta 6ªF
SOSAMBA.COM.BR | COPYRIGHT © 2010 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS