•       sexta, 17 de maio de 2024
02/12/2009

E a Bahia criou o Dia Nacional do Samba

Dia do Samba foi criado em 1940 e nacionalizado em 1963

São Paulo, 02 de dezembro de 2009 - O Dia do Samba foi instituído pela Câmara de Vereadores de Salvador em 1940, como parte das homenagens ao compositor Ary Barroso, autor de “Aquarela do Brasil”, entre outros clássicos,  para marcar a primeira visita de Ary Barroso à Bahia.

A comemoração se espalhou pelo País e, em 1963, foi instituído o Dia Nacional do Samba.

De lá para cá, a cada ano aumentam as homenagens, solenidades, comemorações. Entre os grandes mestres da história do samba que são cultuados nesse dia estão Noel Rosa, Pixinguinha, Ary Barroso, Cartola, Candeia, Nelson Cavaquinho, Paulo da Portela, Moreira da Silva, Paulinho da Viola, Chico Buarque, Martinho da Vila, Zeca Pagodinho e muitos e muitos outros.

Por isso, o verso de Chico Buarque “Hoje o samba saiu, procurando você”, significa que o dia de hoje representa muito para quem faz, aprecia vive dentro do samba, o maior patrimônio da cultural brasileiro. Mesmo para aqueles que (“quem não gosta de samba, bom sujeito não é”) não são seduzidos musicalmente pelo  toques do surdão, do ronco da cuíca, pelo som do pandeiro e do cavaquinho,  o Samba expressa a marca da brasilidade". Nada mais natural, portanto, que ele "O Senhor Samba" tenha uma data no calendário para ser festejado pelo Brasil em muitas rodas de bambas.