•       sexta, 17 de maio de 2024
10/09/2009

Nelson Sargento

Aos 85 anos, sambista vai cantar e falar sobre a sua história no Centro Cultural Light.

São Paulo, 10 de Setembro de 2009 - Compositor, cantor, pesquisador de música popular brasileira, artista plástico, escritor e ator, Nelson Sargento é o próximo convidado do Projeto Tempero Musical dia 16 de setembro, quarta-feira, às 12h30, no Centro Cultural Light, com entrada franca. O artista, que acaba de completar 85 anos, incluirá no show, entre outros sucessos, as  composições do seu mais recente CD, “Versátil”, como Agoniza mais não morre, Ciúme doentio, Velho Estácio e Vim lhe pedir (as três últimas em parceria com Cartola),  Freira mais querida (com  Nelson Cavaquinho e Alfredo Português), Fundo azulHomenagem a Paulinho da Viola,  e Nas Asas da Canção (com Dona Ivone Lara).

Programa de show e entrevista, comandado pelo jornalista e pesquisador Ricardo Cravo Albin, o Projeto Tempero Musical , apresentado pela Light, já está em sua quinta edição. A direção artística é do escritor e historiador Haroldo Costa e o produtor Paulo Roberto Direito assina a direção geral. O evento é patrocinado pelo governo do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Cultura e Lei de Incentivo à Cultura.

Um artista de muitas facetas

Nascido em junho de 1924, na Praça XV, Rio de Janeiro, Nelson Sargento é um dos mais autênticos representantes da cultura brasileira. Despontou para a música ainda adolescente, quando Alfredo Português descobriu o talento que existia no jovem. Os dois compuseram o samba-enredo Primavera, também chamado As Quatro Estações do Ano, considerado um dos mais belos de todos os tempos.

Ao lado de Paulinho da Viola, Zé Kéti, Elton Medeiros, Jair do Cavaquinho, José da Cruz e Anescarzinho, integrou o conjunto A Voz do Morro. Entre seus parceiros de composição musical, estão Cartola, Carlos Cachaça, Darcy da Mangueira, João de Aquino, Pedro Amorim, Daniel Gonzaga e Rô Fonseca.

Escreveu  livros, como  Prisioneiro do Mundo e é co-auor de Um certo Geraldo Pereira.  Atuou nos filmes O Primeiro Dia, de Walter Salles e Daniela Thomas, Orfeu, de Cacá Diegues, e Nélson Sargento da Mangueira, de Estêvão Pantoja, que lhe valeu a premiação do Kikito, no Festival de Gramado, pela melhor trilha sonora entre os filmes de curta metragem. Escreveu ainda Prisioneiro do Mundo ( poesia ).

Como artista plástico, fez inúmeras exposições, em locais como a Galeria Pascoal Carlos Magno (1982), o  Arquivo da Cidade do Rio de Janeiro (1983), Museu da Imagem e do Som (1993) e o Museu do Folclore (1995).

Serviço

Evento: Nelson Sargento no Tempero Musical – 2009
Casa: Centro Cultural Light
Dia e Hora: 16/09, quarta-feira, às 12h30
Endereço: Av. Marechal Floriano, 168 (próximo ao metrô Presidente Vargas)
Preço: Entrada franca (Lotação 194 lugares)
Informações: (21) 2211-4515