•       quarta, 01 de maio de 2024
05/03/2019

Novas regras na apuração em SP

Em São Paulo, a apuração que se inicia às 15 horas desta terça-feira (05/03) terá como novidade a mudança no critério de desempate, caso duas ou mais escolas fiquem com a mesma pontuação. Em lugar de ser definido pelo último quesito anunciado, agora serão consideradas todas as notas descartadas das escolas que ficarem empatadas.

O novo critério serve tanto para definir a campeã, como para determinar o rebaixamento da pior colocada. São nove quesitos, com quatro jurados para cada um deles: Bateria, Samba-enredo, Evolução, Fantasia, Harmonia, Comissão de Frente, Mestre Sala e Porta Bandeira, Enredo, Alegoria.

Se o empate persistir, o critério para o desempate será estabelecido de acordo com as notas dos quesitos específicos, observada a ordem já sorteada. Ou seja, vale quem teve a maior pontuação no quesito alegoria, depois enredo, e seguindo a ordem inversa da leitura das notas.

Somente haverá a proclamação de empate se permanecer a igualdade de notas entre as escolas de samba após a aplicação dos dois critérios de desempate. Caso prevaleça após a aplicação do critério acima, o empate de 2 ou mais escolas na penúltima colocação, ou 3 ou mais escolas, na última colocação, as mesmas serão rebaixadas para o Grupo de Acesso.

Do Desfile das Campeãs, na sexta-feira (8/3) participarão a campeã e as quatro melhores colocadas nas duas noites de desfiles do Especial, a campeã e vice campeã do Acesso 1 e a campeã do Acesso 2.

Na primeira noite desfilaram Colorado do Brás, Império de Casa Verde, Mancha Verde, Acadêmicos do Tucuruvi, Acadêmicos do Tatuapé, X-9 Paulistana. E Tom Maior. Na segunda noite. Apresentaram-se as escolas Águia de Ouro, Dragões da Real, Mocidade Alegre, Vai-Vai, Rosas de Ouro, Unidos de Vila Maria e Gaviões da Fiel.