•       quarta, 15 de maio de 2024
29/10/2009

Ana Bernardo e Vanzolini no Projeto Adoniran

São Paulo, 29 de Outubro de 2009 - A cantora Ana Bernardo apresenta-se nesta quinta-feira, 29/10, na Sala dos Espelhos do Memorial da América Latina, como convidada do Projeto Adoniran - Oito e Meia, às 20h30 em São Paulo.

No dia 29 de outubro, a cantora Ana Bernardo apresenta-se na Sala dos Espelhos do Memorial da América Latina como convidada do Projeto Adoniran - Oito e Meia, às 20h30, em São Paulo. O espetáculo - que tem entrada franca - dá prosseguimento à programação do Projeto que, desde março de 2007, vem apresentando artistas e grupos expressivos da música brasileira.

Ana Bernardo preparou um show especial para esta ocasião que privilegia gêneros como samba, choro e baião. O roteiro da apresentação destaca a obra de alguns dos mestres da canção brasileira como Adoniran Barbosa ("Apaga o Fogo Mané" e "Prova de Carinho"), Vinícius de Moraes & Baden Powell ("Consolação" e "Deixa"), Paulo Vanzolini ("Volta por Cima" e "Praça Clovis"), Luiz Gonzaga & Humberto Teixeira ("Asa Branca" e "Kalú"), Pixinguinha ("Gavião Calçudo") e Jacob do Bandolim ("Assanhado"), entre outros.

O compositor Paulo Vanzolini não está presente somente no repertório; o compositor é também o convidado especial da noite. A intérprete se faz acompanhar pelo grupo Choro, Seresta & Cia., tradicional em São Paulo pelo trabalho de preservar e reviver composições de autores imortais da MPB. Liderado por Arthur Bernardo Jr. na percussão (irmão de Ana), o grupo tem e Milton Mori no bandolim e Alcides José Prado no violão no violão de 7 cordas e cavaco.

Filha de Arthur Bernardo, consagrado violonista, cantor, arranjador e um dos fundadores e integrante do grupo Demônios da Garoa, por mais de 25 anos, Ana Bernardo cresceu participando das rodas de choro e seresta promovidas pelo pai, tornando-se, mais tarde, uma das melhores intérpretes do gênero na noite paulistana.

Em 2003, Ana se dedicou com afinco à pesquisa sobre a obra do marido Paulo Vanzolini, que resultou na edição, pela gravadora Biscoito Fino, de Acerto de Contas, uma caixa com quatro CDs, reunindo 52 canções criadas pelo cientista compositor popular, tais como: Volta Por Cima, Ronda, Praça Clóvis, Amor de Trapo e Farrapo, Samba Erudito, Boca da Noite e tantas outras.

As composições foram interpretadas por uma seleção dos mais queridos amigos do autor, entre eles Chico Buarque de Holanda, Maria Marta, Paulinho da Viola, Eduardo Gudin, Carlinhos Vergueiro, Virgínia Rosa, Ana de Holanda, Cristina Buarque, Inezita Barroso, Miúcha, Bando de Macambira e, evidentemente, Ana Bernardo. Merece destaque também a sua participação no recém lançado documentário Um Homem de Moral sobre a vida e a obra de Vanzolini.

Serviço

Evento: Projeto Adoniran - Oito e Meia
Show: Ana Bernardo
Convidado especial: Paulo Vanzolini
Músicos: Choro, Seresta & Cia. - Arthur Bernardo Jr. (percussão), Alcides José Prado (violão 7 cordas e cavaco) e Milton Mori (bandolim)
Casa: Memorial da América Latina, Sala dos Espelhos
Dia e Hora: Quinta-feira, 29 de outubro, às 20h30
Preço: Entrada franca
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda/SP
Capacidade: 100 lugares
Estacionamento: (Portão 15), sem manobrista: R$ 10,00.
Entrada/pedestres: Portão 12
Realização: Fundação Memorial da América Latina
Produção: PG Music
Informações: (11) 3823-4600