•       quarta, 15 de maio de 2024
11/09/2009

Brasileira ensina samba na China

São Paulo, 11 de setembro de 2009 - Brasileira e grupo dirigido por um norte-americano, o SambAsia, dão aulas da dança e fazem apresentações na capital chinesa.

As aulas de dança de Renata Seco e do grupo SambAsia em Pequim são uma ótima oportunidade para os chineses que querem conhecer a cultura brasileira.

A brasileira Renata Seco chegou a Pequim há dois anos, convidada pela Embaixada do Brasil para dançar em eventos de promoção do país, e, apesar dos dois dias de viagem que separam as duas nações, a professora de dança retorna com frequência para dar cursos nos quais ensina samba.

"Todo mundo pode dançar, o corpo pode aprender a se movimentar, embora isso leve tempo. Para mim, o mais importante é que minhas alunas compreendam de onde vem a música", diz.

Segundo a professora, "a verdadeira origem dos sons do samba vem das danças em círculo dos escravos africanos". Mais de 20 alunas fazem aulas duas vezes por semana e, segundo Lora, uma das estudantes, os cursos são "o momento para realizar movimentos sensuais".

Biala descobriu seu encantamento pelos ritmos africanos e o sentimento escondido no samba, porque "não é só música, mas uma atitude de companheirismo e contato", segundo o músico.

"O samba pode ser dançado tanto individualmente, como em casais",afirma Renata, que acrescenta "o importante é o relaxamento e a criatividade, porque uma vez que você aprende os passos básicos, você pode improvisar e criar sua própria coreografia".