•       quarta, 15 de maio de 2024
14/09/2009

Novela aumenta procura pelo samba

São Paulo, 11 de setembro de 2009 - A novela "Caminho das Índias" despediu-se da TV na sexta-feira,11;09. Durante oito meses, a trama de Glória Perez explorou o universo da cultura indiana e fez marketing social sobre a esquizofrenia, em meio a discussões, brigas e desencontros do trio Maya (Juliana Paes), Raj (Rodrigo Lombardi) e Bahuan (Márcio Garcia).

A novela também deu um espaço generoso para o samba de gafieira. A exposição em horário nobre refletiu no aumento da procura pela dança nas academias de dança, segundo reportagem publicada pelo Diário do Grande ABC.

Inspirada pela novela, a aposentada Maria José Borges garante que o interesse pelo samba de gafieira não é uma moda passageira. "Eu procurei a dança por causa da novela, peguei amor e agora quero ser uma exímia dançarina", afirmou.

A animação de Maria José contagiou a neta Mariana, oito anos, que agora serve de companhia para a avó. "Eu vim acompanhar minha avó, mas comecei a gostar da dança cada vez mais. Quando eu crescer quero seu uma artista e acho que pode me abrir portas para conseguir um primeiro papel", contou.

A procura pelo samba de gafieira forçou a professora Roberta Zanellato, uma das donas do Estúdio Contemporâneo de Dança, em Santo André, a abrir um curso separado da modalidade, que antes era ensinada como parte das aulas de samba de salão.

Já a professora de educação física Sara Fernandes, que tem um salão com seu nome em Santo André, acredita que a crescente procura se deve ao papel lúdico que a novela desempenha. "As pessoas se vêem no lugar dos personagens e, por isso, querem copiá-los", afirmou.

Apesar de achar que o samba de gafieira não foi bem explorado na trama, o dentista Vilmar Guazzelli, que faz aulas há oito anos, reconhece a influência da novela. "É um meio de comunicação. O Brasil inteiro assiste à novela. Acaba sendo interessante mostrar a dança, mesmo que seja com uma maior ou menor exposição", afirmou.