27/02/2010

O samba perde Walter Alfaiate

Sambista morreu depois de longa enfermidade

São Paulo, 27 de Fevereiro de 2010 - Morreu na tarde deste sábado (27/02) no Rio de Janeiro o sambista carioca Walter Alfaiate, de 79 anos. Desde o final do ano passado ele vinha recebendo cuidados especiais por conta da saúde frágil. Alfaiate estava internado desde 18 de dezembro do ano passado no Hospital da Lagoa, na Zona Sul do Rio , e morreu por volta da 17 horas em decorrência de falência múltipla dos órgãos. A notícia circulou no começo da noite nos principais sites da mídia nacional. O corpo seria velado na sede do clube Botafogo, no bairro onde o sambista passou toda sua vida.

Em novembro ele já estivera internado no Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro, no Humaitá, também na Zona Sul do Rio.

Walter Nunes, o Walter Alfaiate - que, de fato, exercia a profissão que lhe deu o apelido - começou a despontar nos anos 60, com a participação em rodas no Teatro Opinião e de shows na boate Bolero. Teve músicas gravadas por João Nogueira e Paulinho da Viola na década de 70 e foi "redescoberto" pela mídia nos anos 90, também com apoio de Paulinho. Seu primeiro disco, "Olha Aí" foi gravado em 1998. Ele compôs mais de 200 sambas, entre eles "Coração oprimido", "A.M.O.R. Amor" e "Cuidado, teu orgulho te mata". Ele deixa sete filhos.

No final do ano passado, sambistas como Monarco, Alcione e Arlindo Cruz reuniram-se no show beneficente "Samba para Alfaiate", no Circo Voador, com o objetivo de arrecadar recursos para ajudar no tratamento médico do sambista.

Leia outras notícias sobre Walter Alfaiate:
Samba para Alfaiate

Walter Alfaiate continua internado

Vai sair o trem do Samba

Programação de Shows e Eventos

Dorina canta no Samba de Quadra

Samba de Quadra faz a 2ª semifinal

Walter Alfaiate na Light